segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"XIII - Congresso Nacional das Associações Pestalozzi" Caldas Novas/Goiás/Brasil


Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer



Informativo:


"XIII - Congresso Nacional das Associações Pestalozzi".
*23 a 26 de Outubro de 2011*
Caldas Novas - Goiás/Brasil.



Em 2011 o movimento pestalozziano comemora 85 anos de dedicação às pessoas com deficiência no Brasil. A realização do XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi enaltece ainda mais essa conquista de todos que fazem parte desta família. 
Para compreender a existência do movimento pestalozziano, temos que reportar alguns séculos e chegar até 1746. Neste ano nascia em Zurique (Suíça) um homem que viria a escrever novas páginas na história da pedagogia. Johann Heinrich Pestalozzi foi uma pessoa notável. Diante os horrores da invasão francesa, sua percepção voltou-se totalmente para as crianças marginalizadas. Educando com afeto, Pestalozzi apresentou ao mundo o seu método pedagógico, onde partia do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo, despertando assim o processo de aprendizagem natural das crianças.



    Em 1926 o Brasil colheu o seu primeiro fruto gerado pelas ações de Pestalozzi. No sul do país, especificamente na cidade de Canoas (RS), Thiago M. Würt, fundou a primeira escola pestalozziana e a nomeou "Instituto Pestalozzi". Porém foi com Helena Antipoff que o movimento pestalozziano teve o impulso necessário para se estabelecer de vez em terras brasileiras. Munida de uma personalidade marcante, Helena Antipoff, que veio ao Brasil em 1929 para integrar a recém fundada Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte, fundou em 1932 a Associação Pestalozzi de Belo Horizonte. Surgia assim no Brasil, uma das mais importantes Instituições com foco na pessoa com deficiência. 



    Além de representar as entidades federadas dentro e fora do país, a FENASP tem como competência básica a estimulação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e a busca da garantia de defesa de direitos para que se estabeleça no Brasil um processo contínuo de inclusão social. Desde a sua fundação, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi desenvolve estratégias para a unificação das unidades em todo o território brasileiro. Uma das medidas propostas é o Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, estando este incluso no estatuto da Federação.
    O XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi acontece de 23 a 26 de outubro de 2011, no Centro de Eventos e Convenções do Grupo Di Roma (grupodiroma.com.br/site/eventos-e-convencoes), na cidade de Caldas Novas/GO.
    A programação do evento prevê a realização de palestras, mini-cursos, oficinas, exposições e outros, planejados com o propósito de tentar atender às diferentes expectativas e necessidades de todos os profissionais interessados.


Informações:





Postado por:

Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer

Presidente: Walmir Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário