segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Saúde, o Melhor Presente"



Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer.


"Saúde, o melhor Presente"


*10 Dicas para melhorar a Alimentação da Garotada*


1 - Eduque o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

2 - Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo. Comer rápido  e em frente à televisão contribui para que ela coma mais que o necessário e sem saborear os alimentos.

3 - Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de "porcarias" e insistir  para que a criança coma salada.

4 - Ofereça guloseimas esporadicamente. Apesar de ser a preferência da garotada, esses alimentos têm poucos nutrientes e muitas calorias, o que leva ao aumento de peso.

5 - Evite alimentos muito açucarados e coloridos artificialmente. O consumo desses alimentos é prejudicial á saúde  e ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Estudos relacionam o habito alimentar ao deficit  de atenção e hiperatividade infantil.

6 - Inclua na alimentação peixes como salmão, atum e sardinha ou os óleos de peixe, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas, importantes fontes de ômega 3. Essa substancia é importante para o desenvolvimento do cérebro e para a resistência imunológica.

7 - Pré-adolescentes e adolescentes precisam de mais vitamina C e ferro do que os adultos. Inclua no cardápio frutas como laranja, limão, goiaba, caju e morango e as folhas verdes escuras.

8 - Durante as refeições, a ingestão de bebidas deve ser controladas, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes.

9 - Permita que a criança participe das compras e do preparo dos alimentos. Varie o cardápio, utilize a criatividade para elaborar prato atrativos e sempre coloridos.

10- Prefira mandar a merenda do colégio de casa, assim é possível oferecer alimentos mais saudáveis que os disponíveis nas cantinas. Opte por biscoitos integrais, frutas frescas ou secas ou barras de cereais. Sanduíche de pão integral com pasta de soja ou queijo também pode fazer parte do lanche.


Fonte de pesquisa:
Caderno: Viva Mais
"Dia das Crianças"
Página: 12/nº 5.527/ Ano: XIV
Data: 12 de outubro de 2011.


Postado por:

Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer
Presidente: Walmir Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário