domingo, 3 de abril de 2011

"Oficina de Capacitação" Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.


Conceitos de Números.

Equipe:

  • Doralice, Vânia e João Carlos P. Paiva

Definição:
  • A capacidade de entender e utilizar os conceitos de quantidade.
Exemplos: conjunto, números, forma, tamanho, posição e medida.

Justificativa Educacional:
  • A compreensão matemática começa com a manipulação dos objetos.
Exemplos: contagem, comparação da quantidade de objetos diferentes.

1 - Conceitos de Quantidade e Conjunto:

a) Informar para a criança uma grande variedade de conjuntos, usando objetos disponíveis tais como:
Exemplos: pessoas, livros, carteiras e cadeiras.
b) Introdução da quantidade, utilizando os conjuntos formados do item anterior, introduzir os conceitos de muito/pouco/mais e menos.
c) O conceito de quantidade aplicado aos conjuntos, chamamos de "conjunto de equivalência" e conjuntos que não tem as mesmas quantidades(fazer a identificação).

d) Conceito de conjunto vazio, pode-se representar através de um barbante em forma de circulos, colocando objetos dentro e retirando depois.

2 - Conceito do Número e do Numeral.
a) Aprendendo a contar - proporcionar experiências concretas.
b) Aprendendo a quantidade de cada número e o numeral que representa aquela quantidade.
c) Aprendendo o significado do (Zero).
d) Compreendendo o valor do lugar e a base (Dez).
Exemplo: Maiores do que (9).
Escrita
A capacidade de se comunicar-se através da linguagem escrita.
Exemplos: o aluno deve ser capaz de escrever sentenças simples, comunicar ideias em parágrafos, cartas, histórias ou redações.

Justificativa Educacional

São habilidades viso-motoras e também práticas.
Exemplos: exercícios com os dedos, através de garatujas, traçados, cópias até o aprendizado da escrita.
Pensamento


Deixa eu expressar minhas palavras através,
De meus gestos, pois sou assim, nasci assim.
Deixa eu expressar meu conhecimento, minha escrita,
Através de minha linguagem, mesmo que vocês não me entendam,
Pois sou feliz assim, sinto capaz, através de meus gestos,
Assim consigo falar com o mundo que me cerca,
"POIS SOU ESPECIAL".


Oficina de Capacitação
Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Unidade de Ensino Amanhecer
21/05/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário