domingo, 30 de janeiro de 2011

Histórico da Instituição *Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ*.




 A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí, fundada em 28/12/1987. Iniciou suas atividades em um prédio cedido pelo Município, a Rua Major Ferraz, 18 Centro, Barra do Piraí.Em cinco de fevereiro de 1996 a Loja Maçônica José Bonifácio, através de seu Venerável Sr. Lery de Faria, cedeu a Associação Pestalozzi de Barra do Piraí em regime de comodato um prédio situado a Rua Barbosa, 122, Santo Cristo, onde hoje constitui a Unidade de Ensino Amanhecer e a Clínica Jacyr Antonio Abbud.
A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí como meio de ação imediata, vem despertar a sociedade em geral no sentido de conscientizá-la da dificuldade e da importância da captação dos recursos para as pessoas com deficiência; divulgar os trabalhos desenvolvidos através de boletins informativos; manter amplo intercâmbio com associações afins.


Hoje com vinte e três anos, mantém convênio com a Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e com o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos anos vem trabalhando em favor da criança e adolescente com deficiência, desenvolvendo habilidades nas áreas motora, cognitiva e ou afetiva; a fim de desenvolver suas potencialidades, inclusão na rede regular de ensino e ou no mercado de trabalho. Envolvendo neste processo os familiares dos destinatários e os docentes do ensino regular; os quais terão as orientações e as capacitações pertinentes para a transformação do aprisionamento de não se oportunizar, em rescindir barreiras e limitações historicamente construídas.

Promovendo com esta integração o exercício da cidadania e a concretização de uma educação democrática e de qualidade, cujo objetivo final é a reabilitação, conscientização da comunidade, tendo como princípio o processo inclusivo.
No Educandário Oswaldo Aranha, através do convênio com FIA, o trabalho se realiza através da humanização dos deficientes abrigados com proposta de desmistificar a internação; criando condições para que esta demanda desenvolva seus talentos com capacidade de motivar-se e persistir frente aos entraves, reestruturando o processo de identidade a partir do ser, sentir e agir. Ressignificando os sintomas negativos, que proporcionam o aprisionamento de se oportunizar a aprender e a viver feliz. Logo, faz-se necessário dar prosseguimento aos trabalhos mencionados na vida destes, auxiliando-os para uma nova concepção de realidade.




Localização:


Rua: Barbosa, nº 122, Bairro: Santo Cristo
Centro - Barra do Piraí-RJ
Cep: 27.145-030
Tel: (24) 2442-5450
Fax: (24) 2442-5122

Presidente: Sr. Walmir Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário