domingo, 30 de janeiro de 2011

Histórico da Instituição *Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ*.




 A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí, fundada em 28/12/1987. Iniciou suas atividades em um prédio cedido pelo Município, a Rua Major Ferraz, 18 Centro, Barra do Piraí.Em cinco de fevereiro de 1996 a Loja Maçônica José Bonifácio, através de seu Venerável Sr. Lery de Faria, cedeu a Associação Pestalozzi de Barra do Piraí em regime de comodato um prédio situado a Rua Barbosa, 122, Santo Cristo, onde hoje constitui a Unidade de Ensino Amanhecer e a Clínica Jacyr Antonio Abbud.
A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí como meio de ação imediata, vem despertar a sociedade em geral no sentido de conscientizá-la da dificuldade e da importância da captação dos recursos para as pessoas com deficiência; divulgar os trabalhos desenvolvidos através de boletins informativos; manter amplo intercâmbio com associações afins.


Hoje com vinte e três anos, mantém convênio com a Fundação para Infância e Adolescência (FIA), Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e com o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo dos anos vem trabalhando em favor da criança e adolescente com deficiência, desenvolvendo habilidades nas áreas motora, cognitiva e ou afetiva; a fim de desenvolver suas potencialidades, inclusão na rede regular de ensino e ou no mercado de trabalho. Envolvendo neste processo os familiares dos destinatários e os docentes do ensino regular; os quais terão as orientações e as capacitações pertinentes para a transformação do aprisionamento de não se oportunizar, em rescindir barreiras e limitações historicamente construídas.

Promovendo com esta integração o exercício da cidadania e a concretização de uma educação democrática e de qualidade, cujo objetivo final é a reabilitação, conscientização da comunidade, tendo como princípio o processo inclusivo.
No Educandário Oswaldo Aranha, através do convênio com FIA, o trabalho se realiza através da humanização dos deficientes abrigados com proposta de desmistificar a internação; criando condições para que esta demanda desenvolva seus talentos com capacidade de motivar-se e persistir frente aos entraves, reestruturando o processo de identidade a partir do ser, sentir e agir. Ressignificando os sintomas negativos, que proporcionam o aprisionamento de se oportunizar a aprender e a viver feliz. Logo, faz-se necessário dar prosseguimento aos trabalhos mencionados na vida destes, auxiliando-os para uma nova concepção de realidade.




Localização:


Rua: Barbosa, nº 122, Bairro: Santo Cristo
Centro - Barra do Piraí-RJ
Cep: 27.145-030
Tel: (24) 2442-5450
Fax: (24) 2442-5122

Presidente: Sr. Walmir Francisco da Silva

Palestra do *NAPES* Construindo uma Escola Inclusiva.


Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.



Curso de Capacitação



       As docentes da Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ, participaram do Módulo II - Deficiência Intelectual, do Projeto: Construindo uma Escola Inclusiva, realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2009, refazendo uma carga horária de 20 horas.

      O curso de capacitação foi ministrado pela Palestrante *Janaína Abadalla*, com apoio do NAPES/BP - Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado da Coordenadoria Regional Médio Paraíba I.









Nossas Docentes participando das atividades pedagógicas direcionadas pela Palestrante *Janaína Abadalla*, não basta apenas participar, mas sim ter uma participação com alegria pelo aprendizado novo que está sendo transmitido.


Devemos aproveitar as oportunidades de capacitação, pois  são poucas que são oferecidas e o conhecimento é um elemento importante para o aprimoramento do docente no exercício de sua profissão.




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

10º Festival de Danças Folclóricas(SMED) .


10º Festival de Danças Folclóricas.


Prefeitura Municipal de Barra do Piraí-RJ.
Secretaria Municipal de Educação e Desportos - SMED



  • A Instituição Associação Pestalozzi, participou do 10º Festival de Danças Folclóricas do Município de Barra do Piraí-RJ, na Data de 30/11/2010, no ginásio poliesportivo da Prefeitura Municipal, localizado no Bairro Matadouro, na Rua: José Alves Pimenta, com a presença de várias Escolas particulares e públicas e de Instituições Filantrópicas de Educação Especial como: Instituição Pestalozzi e Apae - Barra do Piraí.


  • Foi uma tarde muita alegre com a exibição dos alunos(a), de vários tipos de danças regionais, com isso preservando nossa cultura.



  • Vemos na foto acima apresentação de nossos alunos com a dança do malandro, todos de chapéu, mostrando toda a leveza e simpatia, com a orientação da ex-docente Cíntia Carraro de Educação Física, sempre competente em suas apresentações com os alunos em todos festivais de danças.





  • Vemos na foto acima nossos alunos alegres na foto com o Vice Prefeito Maércio de Almeida, após a entrega da medalha de participação no 10º Festival de Danças Folclóricas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos(SMED).



*JEM* 2010 Jogos Especiais do Município de Barra do Piraí-RJ.


Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.


"JEM" 2010 - Jogos Especiais do Município de Barra do Piraí-RJ.



Os Alunos da Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ, mantenedora da Unidade de Ensino Amanhecer, participaram da abertura do *JEM* 2010, Jogos Especiais do Município de Barra do Piraí, onde abertura foi realizada no Jardim da Praça Nilo Peçanha, às 08:00 horas, com a presença da Secretária Municipal de Educação e demais autoridades.




O evento foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED).

Presença das Instituições Filantrópicas como: Pestalozzi; Apae, Escola Municipal Manoel Fonseca.





Vemos acima a presença das autoridades na Abertura do *JEM*, nossa Secretária Municipal de Educação ao centro "Anna Maria Azevedo Silva Rothe" e demais membros que comporam a mesa.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conselho de Classe do 3º bimestre


Instituição Associação Pestalozzi de Barra do Piraí-RJ.
Unidade de Ensino Amanhecer



Conselho de Classe do 3º bimestre de 2010.



Assuntos:




  • Leitura dos relatórios de avaliação do rendimento escolar dos alunos.


  • Intervenção pedagógica da Equipe Técnica quando necessário durante a leitura das avaliações.


  • Comentários pedagógicos dos docentes em relação ao comportamentos dos alunos durante o bimestre letivo.


  • Leitura de uma Mensagem.




Nossos docentes lendo seus relatórios de avaliação de cada aluno durante o 3º bimestre de 2010, sempre demonstrando alegria em tudo que realizamos.